Abaixo segue uma lista dicas referentes a Inspeção Veicular:
*Informações da Controlar e da Folha de São Paulo. www.controlar.com.br
Está é uma iniciativa que tem o intuito de reduzir a poluição do ar em São Paulo, provocada principalmente pelos veículos automotores. A cada dia morrem entre 12 e 14 pessoas na capital, por doenças provocadas pelo ar poluído, segundo estimativa de Paulo Saldiva, coordenador do Laboratório de Poluição do Ar da Faculdade de Medicina da USP.
Todos os veículos automotivos registrados no município de São Paulo, exceto os automóvies fabricados antes do ano de 2003 e os veículos comprados em 2009, que devem ser inspecionados a partir de 2010.
- Avenida Engenheiro Billings, 2.100, em Jaguará (zona oeste)
- Avenida Condessa Elisabeth de Robiano, 1.822, no Parque São Paulo (zona oeste)
- Rua Francisco Bautista, 163 (na altura do km 12 da via Anchieta, na zona sul).
O proprietário deve acessar o site www.controlar.com.br e imprimir um boleto no valor de R$ 52,73, a ser pago nos bancos credenciados. O agendamento só poderá ser feito após o pagamento, através do site da Controlar ou pelo telefone (11) 3545-6868.
Quem não apresentar o certificado de inspeção do veículo não conseguirá renovar o licenciamento. A multa para quem for flagrado sem inspeção é de R$ 550.
Não. Qualquer pessoa autorizada pelo proprietário poderá levar o veículo.
Em média, a inspeção leva 5 minutos para veículos a gasolina, álcool e gás natural, e 7 minutos para veículos a diesel. Segundo a Controlar, o proprietário ficará no máximo 30 minutos no centro, entre a chegada e a conclusão da inspeção.
Caso o índice de emissão de poluentes esteja acima do limite estabelecido para o tipo de veículo, de acordo com o modelo e o ano.
O proprietário tem o prazo de 30 dias após a reprovação para realizar a manutenção necessária e efetuar a inspeção novamente sem o pagamento de uma nova taxa.
Sim. Caso contrário, o licenciamento será bloqueado.
Sim.
Não.